"Voar é para os pássaros, os sonhadores e as nuvens. Mas, quando os sonhadores assumem a posição de professores e conseguem transmitir suas ideias e conceitos a ponto de transformá-los em movimentos conscientes, seus alunos sentem-se pássaros. Seus espíritos chegam às nuvens. Gente é como nuvem, sempre se transforma." (Angel Vianna, 2001)

 

Sabe, quero que você seja pássaro para que eu possa sonhar cada vez mais alto, até que nós duas juntas nos tornemos nuvens. Entendo o corpo (o meu e o seu em conexão) como uma rede, que se toca, se entrelaça, que não tem um centro e sim vários, uma rede que cria fluxos que possibilitam autonomia para um movimento e uma personalidade livre. Que ganham autoconhecimento, autoconfiança e força para mover e construir futuros.

A partir da Educação Somática, que engloba três áreas - a arte, a saúde e a educação -, minhas aulas propõem uma observação do corpo e do espaço, de suas estruturas e possibilidades: expansão e contração, qualidades de movimento, a relação do corpo com seu próprio peso, com o chão e com outros corpos, o que te possibilita e apronta para uma melhor relação consiga mesma e com os outros.

7 Princípios dos Estudos de Klauss e Angel Vianna, por Neide Neves (2004)

  1. Autoconhecimento e autodomínio são necessários para a expressão pelo movimento

  2. Sem atenção não há possibilidades de autoconhecimento e expressão

  3. É preciso buscar estímulos que gerem conflitos e novas musculaturas para acessar o novo

  4. Das oposições nasce o movimento

  5. A repetição deve ser consciente e sensível

  6. A dança está dentro de cada um

  7. Dança é vida

Precisamos despertar os 5 sentidos, pois através deles nos relacionamos com o mundo e desenvolvemos o sentido sinestésico, que compreende a percepção do corpo no espaço e no tempo. É a busca por um corpo não automatizado, por um corpo que se escuta, que faz da dança um modo de existência e resistência.

"Mas se a dança é um modo de existir, cada um de nós possui a sua dança e o seu movimento original, singular e diferenciado, e é a partir daí que essa dança e esse movimento evoluem para uma forma de expressão em que a busca da individualidade possa ser entendida pela coletividade humana." (VIANNA, 1990)

O curso alicerça-se em 3 potências de aprendizado (3 questões) provenientes dos estudos de Rudolph Laban, Klauss e Angel Vianna e Viewpoints, e te dá elementos necessários para que a prática da dança e consciência corporal possa se desenvolver:

  • O quê move?

O corpo enquanto pessoa.

  • Onde move?

No espaço/ambiente.

  • Como move?

Com tempo e fluência distintos.

Sobre o Sistema Laban de Análise do Movimento

Rudolf Von Laban (1879-1958) foi um dançarino e pedagogo considerado como o maior teórico da dança do século XX, dedicando sua vida ao estudo e sistematização da linguagem do movimento em seus diversos aspectos: criação, notação, apreciação e educação.

 

De seus estudos utilizaremos a noção de Corpo-Espaço que se refere às categorias: Corpo, Esforço, Forma e Espaço, que combinados, resultam em um movimento de fluência entre dentro-fora. Procura-se observar e estar atento, curioso, às diversas manifestações de movimento, corpos diferentes, peculiaridades e diferenças, atividades diversas, enriquecendo dessa forma o nosso olhar sobre o outro e ampliando a percepção das relações corpo-espaço. Laban visa desfazer os hábitos corporais, suscitando um estado de receptividade, de presença-ausência, através de elementos vibráteis de improvisação, possibilitando uma maior mobilidade e afeto nos estados de corpo e condições motoras, rumo à uma “geografia multidirecional de relações consigo e com o mundo” (GODARD), proporcionando ao corpo uma rede móvel de conexões sensoriais que desenha uma paisagem de intensidades.

Sobre Klauss e Angel Vianna

“Não decore passos, aprenda um caminho”, disse Klauss Vianna (1928-1992), professor e pesquisador, que se dedicou por quase 40 anos a um trabalho de observação e pesquisa das estruturas do corpo e do movimento humano. Junto com sua esposa Angel Vianna, seu filho Rainer Vianna (1958-1995) e sua nora Neide Neves, a técnica Klauss Vianna foi sistematizada.

Klauss Vianna, assim como Laban, se propôs a analisar o corpo, a escutar e respeitá-lo, a compreender o movimento, traçando com estas, redes de percepções. Em seus estudos também trabalhou com o público, suas aulas eram frequentadas por bailarinos, profissionais liberais, executivos, músicos, atores etc. tendo sua técnica absorvida por outras áreas além da dança. O dar um corpo aos alunos colocava a dança como um modo de existir, era a busca por um corpo não automatizado, a preservação e a redescoberta do movimento de cada um.

O estudo sobre Educação Somática foi desenvolvido por Klauss, sua técnica foi a única que chegou à pesquisa anatômica/estrutural, partindo da pesquisa didática/estética de um professor/coreógrafo, gerando um processo criativo permeável, ao mesmo tempo em que as outras técnicas já existentes faziam o caminho contrário, indo da pesquisa terapêutica para o estético. Portanto, na técnica de Klauss o terapêutico, o didático e o estético caminham juntos, um convergindo no outro, criando diálogos entre os corpos.

 

Sobre Viewpoints

 

Filosofia traduzida em técnica para treinar performers (atores, dançarinos, músicos), construir coletivos e criar movimentos para o palco. Esta técnica fomenta um corpo criador de movimentos próprios, criador de ações, estados e sensações, de modo a dar a perceber ao aluno novas capacidades de ação nos ambientes onde este corpo habita e se locomove.

É uma categorização do Espaço-Tempo que os sistematiza em subcategorias onde Tempo refere-se a: Velocidade, Duração, Resposta kinestésica e Repetição; e Espaço: Forma, Gesto, Arquitetura, Relação Espacial e Topografia. Trata-se da importância da apreensão e percepção do corpo em relação a outros corpos e seu espaço, constituindo uma linguagem para comunicar o que acontece no palco e no cotidiano, são pontos de atentitividade, um estado imediato e sutil de atenção, de escuta de si e do ambiente. Cria-se uma espécie de jogo relacional a partir da abordagem da pessoa como um ponto de vista que se reconhece como parte de um todo maior, e que depende do outro para criar composições.

 

O processo apresentado nesse curso online, aborda desses estudos suas subcategorias a fim de direcionar à desestabilizações de padrões de movimentos, fomentando autonomia, para que cada corpo encontre sua singularidade.

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