"Voar é para os pássaros, os sonhadores e as nuvens. Mas, quando os sonhadores assumem a posição de professores

e conseguem transmitir suas ideias e conceitos a ponto de transformá-los em movimentos conscientes,

seus alunos sentem-se pássaros. Seus espíritos chegam às nuvens. Gente é como nuvem, sempre se transforma."

(Angel Vianna, 2001)

Quero que você seja pássaro para que possamos sonhar cada vez mais alto, até que nós nos tornemos nuvens. Entendo o corpo (o nosso em conexão) como uma rede, que se toca, se entrelaça, que não tem um centro e sim vários, uma rede de comunicação que cria autonomia para uma personalidade livre, com valores bem alicerçados e caminhos estruturados. Você livre para produzir mais, para viver mais!

A partir da Educação Somática, que engloba três áreas - a arte, a saúde e a educação -, meus serviços propõem uma observação do corpo-mente, do espaço, da energia: respiração, eixo e postura, movimento expressivo, dança livre, o que te possibilita e apronta para uma melhor relação consigo mesmo e com os outros, desenvolvendo presença, atenção, autoconfiança, expressividade para uma boa comunicação, destravando seus potenciais para uma produtividade assertiva, autorrealização.

Precisamos despertar os 5 sentidos, pois através deles nos relacionamos com o mundo e desenvolvemos o sentido sinestésico, que compreende a percepção do corpo no espaço e no tempo. É a busca por um corpo não automatizado, por um corpo que se escuta, que faz da dança um modo de existência, que faz do nosso próprio movimento um ativador de habilidades essenciais. 

"Mas se a dança é um modo de existir, cada um de nós possui a sua dança e o seu movimento original,

singular e diferenciado, e é a partir daí que essa dança e esse movimento evoluem para uma forma de expressão em que a busca da individualidade possa ser entendida pela coletividade humana."

(VIANNA, 1990)

profile (1).png

Sou formada em Comunicação das Artes do Corpo na PUC/SP e em Turismo pela Anhembi Morumbi/SP, e Pós-Graduada em Preparação Corporal na Faculdade Angel Vianna/RJ com 20 anos de experiência no mercado do Movimento e Bem-estar. Sou capaz de liderar e dirigir grandes grupos de diferentes idades e tenho profundo conhecimento como Artista Cênica, Coreógrafa, Diretora de Movimento e Preparadora Corporal.

Como Mentora em Bem-estar e Alta Performance eu tenho a habilidade de ativar e desenvolver skills essenciais através do movimento consciente de cada um, isso me permitiu destravar a produtividade, a autorrealização e alta performance de mais de 700 pessoas através do meu método de ensino.

Trabalhei por 6 anos na LATAM Airlines, empresa onde desenvolvi skills para lidar com meus próprios processos de bornout e ansiedade no ambiente de trabalho. A empresa foi um grande campo de ensino, atuei em diversas áreas: Administrativo do Cartão Fidelidade, Reservas Call Center, fui Auxiliar Administrativo da Vice-Presidência e Direção de Cargas, além de ministrar aulas e cursos para colaboradores de outras unidades.

Meu processo na empresa se encerrou em 2006, pois decidi focar meu trabalho nas práticas corporais conscientes para a transformação de pessoas que estivessem enfrentando dificuldades com saúde física e mental.


Fundei em Agosto de 2019 minha própria startup, a DancePills, pela qual hoje presto serviços remotamente através de turmas mensais, mentorias em grupo e individuais, onde desenvolvo atividades que visam o relaxamento e a qualidade de vida de colaboradores que buscam aumentar sua produtividade diária e ter alta performance em sua rotina, seja pessoal ou profissional.
 

Construí um método de Produtividade e Alta Performance que alicerça-se em 3 pilares: CoreSkills, Movimento Consciente, Core Training. O Movimento Consciente vem como carro chefe desse método, são 3 níveis de consciência que ajudam o aluno na desautomatização de hábitos de corpo e mente, e no acesso a energia vital necessária para uma rotina leve e produtiva.

 

 

 

 

Na minha história, os 3 níveis de consciência estiveram e continuam presentes em cada parte do meu aprendizado autodirigido e da minha jornada enquanto pessoa e profissional. 

ESCUTA

VOCÊ, DE CORPO E MENTE

CONECTIVIDADE

VOCÊ, O AMBIENTE, O OUTRO

ENERGIA

ACESSE SUA ENERGIA VITAL

Sobre Core Skills

As Core Skills são habilidades que correspondem a uma dimensão individual em cada um de nós, com possível aplicação no ambiente corporativo, que devem ser trabalhadas pelos líderes. É a conexão da habilidade com a subjetividade existente em nosso interior. A andragogia é a arte e a ciência de ajudar adultos a aprenderem novas habilidades, assim ofereço aqui uma aprendizagem autodirigida, onde aprendemos sempre com alguém que saiba mais que nós, porém temos a nossa parcela de ação. 

Para além do debate entre soft e hard skills, as core skills focam na essência e, por isso, podem ser entendidas como habilidades do coração. Elas são 10: Aprendizagem, autenticidade, comunidade, confiança, coragem, criatividade, curiosidade, empatia, equilíbrio e influência.

Sobre Movimento Consciente

Sistema Laban de Análise do Movimento

Rudolf Von Laban (1879-1958) foi um dançarino e pedagogo considerado como o maior teórico da dança do século XX, dedicando sua vida ao estudo e sistematização da linguagem do movimento em seus diversos aspectos: criação, notação, apreciação e educação.

De seus estudos utilizaremos a noção de Corpo-Espaço que se refere às categorias: Corpo, Esforço, Forma e Espaço, que combinados, resultam em um movimento de fluência entre dentro-fora. Procura-se observar e estar atento, curioso, às diversas manifestações de movimento, corpos diferentes, peculiaridades e diferenças, atividades diversas, enriquecendo dessa forma o nosso olhar sobre o outro e ampliando a percepção das relações corpo-espaço. Laban visa desfazer os hábitos corporais, suscitando um estado de receptividade, de presença-ausência, através de elementos vibráteis de improvisação, possibilitando uma maior mobilidade e afeto nos estados de corpo e condições motoras, rumo à uma “geografia multidirecional de relações consigo e com o mundo” (GODARD), proporcionando ao corpo uma rede móvel de conexões sensoriais que desenha uma paisagem de intensidades. 

Sobre Klauss e Angel Vianna

“Não decore passos, aprenda um caminho”, disse Klauss Vianna (1928-1992), professor e pesquisador, que se dedicou por quase 40 anos a um trabalho de observação e pesquisa das estruturas do corpo e do movimento humano. Junto com sua esposa Angel Vianna, seu filho Rainer Vianna (1958-1995) e sua nora Neide Neves, a técnica Klauss Vianna foi sistematizada.

Klauss Vianna, assim como Laban, se propôs a analisar o corpo, a escutar e respeitá-lo, a compreender o movimento, traçando com estas, redes de percepções. Em seus estudos também trabalhou com o público, suas aulas eram frequentadas por bailarinos, profissionais liberais, executivos, músicos, atores etc. Tendo sua técnica absorvida por outras áreas além da dança. O dar um corpo aos alunos colocava a dança como um modo de existir, era a busca por um corpo não automatizado, a preservação e a redescoberta do movimento de cada um.

O estudo sobre Educação Somática foi desenvolvido por Klauss, sua técnica foi a única que chegou à pesquisa anatômica/estrutural, partindo da pesquisa didática/estética de um professor/coreógrafo, gerando um processo criativo permeável, ao mesmo tempo em que as outras técnicas já existentes faziam o caminho contrário, indo da pesquisa terapêutica para o estético. Portanto, na técnica de Klauss o terapêutico, o didático e o estético caminham juntos, um convergindo no outro, criando diálogos entre os corpos.

Sobre Core Training

O Core é formado pela musculatura que circunda nosso centro de gravidade (a região próxima ao umbigo). Basicamente, são os músculos abdominais, da região lombar, pelve e quadril (Teixeira, 2014). Portanto, esta musculatura da região do core é a responsável pela sustentação e estabilização de praticamente todos os movimentos de nosso corpo.

 

Neste sentido, é fundamental que qualquer pessoa tenha seu Core fortalecido e estabilizado. Sendo assim, é mais do que evidente que a correta estabilização do Core é fundamental para que a sua funcionalidade seja mantida e para que você consiga desenvolver melhor seu corpo e suas qualidades físicas. Isso porque esta região realiza a estabilização de quase todos os movimentos e caso ela esteja instável, temos padrões alterados de movimento.

O treinamento do core vai produzir melhora dos padrões de recrutamento neurais, tornando-os mais eficiente, causando uma ativação mais rápida do sistema nervoso, sincronizando as unidades motoras com mais eficácia, assim como também diminui os reflexos neurais inibitórios. Ou seja, este conjunto de músculos, quando trabalhados, promovem a manutenção da funcionalidade do corpo-mente, e prevenindo lesões.